Festa de 15 anos celebra sonhos e recomeços de adolescentes acolhidos pelo abrigo municipal

Festa de 15 anos celebra sonhos e recomeços de adolescentes acolhidos pelo abrigo municipal

Última atualização em 07 de novembro de 2025

Evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão contou com apoio de diversos voluntários


Na noite de quarta-feira, 5, a Bierhaus, no Parque da Oktoberfest, foi palco de uma celebração repleta de emoção, solidariedade e esperança. A tradicional festa de 15 anos do abrigo municipal, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão, reuniu adolescentes acolhidos institucionalmente - meninos e meninas que, temporariamente, estão afastados do convívio familiar e sob proteção do município. Neste ano, três jovens viveram o sonho da noite de debutantes: um menino e duas meninas. A festa, cuidadosamente preparada pela equipe da Prefeitura com apoio de voluntários e parceiros da iniciativa privada, proporcionou uma noite de alegria e superação.


Atualmente, estão sob responsabilidade do município, em acolhimento institucional, 19 meninas e 15 meninos. Todos encontram-se em processo de reorganização familiar, seja para o futuro retorno ao lar de origem, seja para a inserção em famílias substitutas. “O acolhimento é provisório. Ele serve para que as famílias e as próprias crianças e adolescentes possam se reorganizar e construir um novo caminho”, explica a coordenadora do abrigo, Juliara Zaikoski dos Santos, que foi a responsável pela condução da festa. 


Para Juliara, o evento representa mais que uma comemoração. “Hoje não é apenas um dia de festa, é uma celebração da vida, da juventude e da transição para uma nova etapa, cheia de sonhos e promessas. Cada detalhe foi pensado com carinho para marcar esse novo capítulo na história dos aniversariantes”, destacou. Ela contou que todos os elementos — desde a decoração e o buffet até os vestidos, maquiagem, presentes, fotografia, sonorização — foram viabilizados por doações voluntárias: “São pessoas da comunidade e colegas da Prefeitura que se identificam com a causa e ajudaram a tornar essa comemoração possível. Agradecemos muito a todos, especialmente à coordenadora da Alta Complexidade, Juçara Tatsch, uma das pessoas mais empenhadas para fazer tudo acontecer com tanto carinho". 


Entre os protagonistas da noite, a emoção foi o sentimento predominante. O menino debutante, que perdeu a mãe há três meses e participou acompanhado dos irmãos e da avó, falou com o coração. “Eu tô muito feliz por estar tendo uma festa de 15 anos que eu nunca pensei que eu teria. Queria agradecer a Deus por estar aqui. Um pouco triste por não ter a pessoa que eu mais gostava comigo, mas sei que ela está me olhando lá em cima, orgulhosa de mim. Estou seguindo em frente, mesmo com a dor”, contou, emocionado.


As meninas também comemoraram a festa. “Hoje é um dia muito especial pra mim. Estou nervosa, porque é minha primeira festa, e não imaginava que teria uma de 15 anos assim. Tô muito feliz”, disse uma delas. A outra lembrou que quase desistiu de participar, mas nos amigos e educadores encontrou forças e apoio para viver o sonho. “Eu só não desisti porque sabia que seria bom pra mim e vocês me incentivaram. Tô feliz porque sempre quis ter uma festa de 15 anos. Foi meu sonho”, relatou.


A secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, agradeceu às equipes e voluntários que tornaram o evento possível e destacou o compromisso da rede municipal de acolhimento. “Se vocês tinham um sonho, essas pessoas ajudaram a realizar. As equipes trabalham com dedicação, carinho e muito amor. Elas fazem desses meninos e meninas suas famílias, e a gente está fazendo o melhor para que tenham dignidade e se sintam acolhidos sempre”, enfatizou.


A juíza da Infância e Juventude, Lísia Dorneles Dal Osto, também foi convidada para a celebração e destacou o simbolismo da data. “Eu não tive festa de 15 anos, e era um sonho que eu tinha. Então, me realizo vendo vocês se realizarem. Estes três debutantes têm mais força e resiliência do que a maioria das pessoas aqui hoje. Que nunca deixem de olhar para trás, mas não para se entristecer, e sim para lembrar o quanto são fortes e capazes. Que essa força sempre guie vocês para o futuro, para que aproveitem as oportunidades”, declarou.


Depois da cerimônia, todos os convidados puderam fazer fotos com os debutantes. Um jantar foi servido e um DJ animou a festa, colocando todo mundo para dançar.

Foto: Claudine Friedrich

Loading...