Com foco em saúde mental, profissionais de várias áreas participam de capacitação

Com foco em saúde mental, profissionais de várias áreas participam de capacitação

Última atualização em 10 de novembro de 2025

Profissionais de diversas áreas, que atuam no município de Santa Cruz do Sul, participam do curso  “Atenção Psicossocial em Desastre Socioambiental: o Cuidado no Caminho das Águas”,  que iniciou em agosto e deve se estender até dezembro, com encontros presenciais e de forma online.   As oficinas presenciais contemplam mais de 130 cidades gaúchas atingidas pelo desastre socioambiental que ocorreu nos anos de 2023 e 2024.


Participam profissionais das áreas da saúde, educação, defesa civil, bombeiros, assistência social e usuários do SUS de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Candelária, Vera Cruz e Sinimbu. 


A finalidade é ofertar acolhimento, troca de experiências, rede de cooperação, produção de conhecimento e tecnologias de cuidado sobre a atenção psicossocial em contexto de desastre e, assim,  capacitar trabalhadores, gestores e usuários. 


De acordo com a coordenadora de saúde mental, da Secretaria de Saúde, de Santa Cruz do Sul, Valquiria Toledo, a capacitação  possibilitou uma imersão nas memórias e potenciais desse território e de sua população, que mesmo diante das situações de desastres, se (re)inventa e (re)constrói. 


O projeto Caminho das águas é resultado da cooperação entre o Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (DESMAD), da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (SAES) do Ministério da Saúde (MS) e o Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (NUSMAD) da Fiocruz Brasília, em parceria com a Coordenação da Política Estadual de Saúde Mental do Rio Grande do Sul e o Fórum Gaúcho de Saúde Mental.

Loading...