Profissionais de diversas áreas, que atuam no município de Santa Cruz do Sul, participam do curso “Atenção Psicossocial em Desastre Socioambiental: o Cuidado no Caminho das Águas”, que iniciou em agosto e deve se estender até dezembro, com encontros presenciais e de forma online. As oficinas presenciais contemplam mais de 130 cidades gaúchas atingidas pelo desastre socioambiental que ocorreu nos anos de 2023 e 2024.
Participam profissionais das áreas da saúde, educação, defesa civil, bombeiros, assistência social e usuários do SUS de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Candelária, Vera Cruz e Sinimbu.
A finalidade é ofertar acolhimento, troca de experiências, rede de cooperação, produção de conhecimento e tecnologias de cuidado sobre a atenção psicossocial em contexto de desastre e, assim, capacitar trabalhadores, gestores e usuários.
De acordo com a coordenadora de saúde mental, da Secretaria de Saúde, de Santa Cruz do Sul, Valquiria Toledo, a capacitação possibilitou uma imersão nas memórias e potenciais desse território e de sua população, que mesmo diante das situações de desastres, se (re)inventa e (re)constrói.
O projeto Caminho das águas é resultado da cooperação entre o Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (DESMAD), da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (SAES) do Ministério da Saúde (MS) e o Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (NUSMAD) da Fiocruz Brasília, em parceria com a Coordenação da Política Estadual de Saúde Mental do Rio Grande do Sul e o Fórum Gaúcho de Saúde Mental.
