Uma reunião de planejamento para chamada pública para a merenda escolar foi realizada na manhã desta sexta-feira, 7. O encontro ocorreu na sede da Coopersanta, na Avenida Independência, e contou com representantes das secretarias municipais de Educação, de Agricultura, Emater, Conselho Municipal de Alimentação Escolar e produtores rurais. O vice-prefeito, Alex Knak, também prestigiou o evento e deixou sua mensagem. “Estamos colocando um alimento de origem segura nas mesas das nossas escolas. Isso me orgulha, me alegra, saber que temos um planejamento. Saber que tem um trabalho de incentivo, de fiscalização para a segurança alimentar. Parabéns a vocês, aos servidores envolvidos e, principalmente, aos agricultores”, afirmou Knak.
Em sua fala, o presidente da Coopersanta, Cássio Baptista, apresentou os produtos disponíveis para fornecimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar. Segundo ele, a relação inclui hortifrutigranjeiros, feijão, arroz, carnes, peixes, entre outros. Baptista destacou ainda o bom relacionamento com o poder público municipal e que pretende ampliar a oferta de produtos locais na alimentação escolar.
Já a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Elizabeth Rodrigues, salientou que, embora a lei federal determine a aplicação mínima de 30% dos recursos na compra direta da agricultura familiar, o município de Santa Cruz já superou esta marca, atingindo mais que o dobro, ou seja, 68% dos recursos. Presente na reunião, representantes da Emater manifestaram apoio às ações apresentadas, e disseram que a instituição está à disposição, oferecendo assistência técnica aos agricultores para ampliação da produção.
Fotos: Évelin Nyland
