Conselho de Assistência Social abre inscrições para entidades da sociedade civil em Santa Cruz do Sul

Conselho de Assistência Social abre inscrições para entidades da sociedade civil em Santa Cruz do Sul

Última atualização em 10 de novembro de 2025

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Santa Cruz do Sul abriu o Chamamento Público nº 01/2025 para que entidades da sociedade civil se inscrevam e participem da composição do Conselho no biênio 2025/2027. As inscrições seguem abertas até o dia 17 de novembro e devem ser feitas na Sala do Conselho do Município de Santa Cruz do Sul, na Rua Coronel Oscar Jost, nº 1576, junto a Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão, das 8h às 13h.



Podem participar do processo entidades que já estejam inscritas no CMAS, em pleno funcionamento e possuam status de “concluído” no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS) até o fim do prazo de inscrição. O formulário deve ser preenchido e assinado pelo presidente ou representante legal da instituição, com a indicação de titular e suplente para o pleito.


A Assembleia de escolha das entidades será realizada no dia 4 de dezembro, no auditório da Procuradoria-Geral do Município. A programação prevê abertura às 8h30, votação das 9h às 10h e proclamação dos resultados às 10h15. O processo eleitoral será conduzido pela Comissão Eleitoral, composta por Reinaldo Gonçalves Kucharski, Mara Ines Wojahn e Raquel Goldenberg, representantes da sociedade civil.


O resultado da eleição será publicado no dia 8 de dezembro no Diário Oficial dos Municípios e no site da Prefeitura. As entidades eleitas terão mandato de dois anos, com possibilidade de recondução, e deverão apresentar até 12 de dezembro a declaração com os dados de seus conselheiros titulares e suplentes. A posse está prevista para 18 de dezembro de 2025, em reunião plenária que contará com a presença do prefeito Sérgio Ivan Moraes ou representante.


O CMAS é o órgão responsável por deliberar, planejar, gerir, acompanhar e avaliar a Política Municipal de Assistência Social, sendo formado por representantes do poder público e da sociedade civil. A nova composição garantirá a representatividade de seis membros titulares e seus respectivos suplentes, distribuídos entre três segmentos: Dois representantes de prestadores de serviços de assistência social, dois representantes de profissionais da área e dois representantes de usuários da política de assistência social.


Para a inscrição serão solicitados os seguintes dados: nome da entidade e representante legal, nome de alguém para participar do pleito eleitoral, representante titular, representante suplente e CPF de todos. Mais informações e o edital completo podem ser consultados no site da Prefeitura de Santa Cruz do Sul (www.santacruz.rs.gov.br).

Loading...