Em alusão ao Dia Mundial da Diabetes, que ocorre em 14 de novembro, foi realizado o I Encontro Municipal da Diabetes, nessa terça-feira, 11, no anfiteatro do Bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O evento foi uma promoção da prefeitura, em parceria com a Unisc e Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia.
A saudação inicial foi realizada pela coordenadora do Ambulatório Municipal da Diabetes, a assistente social Carmen Hamid. Ela destacou que o encontro foi promovido com o objetivo de conscientizar sobre a importância do cuidado e da aceitação da doença, além de apresentar resultados positivos alcançados nos últimos meses.
Carmen explicou que o Ambulatório Municipal do Diabetes é um serviço de referência regional, que realiza atendimentos individuais e em grupo, distribui insumos e oferece ações educativas em saúde voltadas a pacientes, familiares e cuidadores. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional, composta por assistente social, psicólogo, nutricionista, médico e técnico de enfermagem, com pacientes encaminhados pelos hospitais e unidades de saúde do município.
Presente no evento, o prefeito Sérgio Moraes destacou que a saúde é a principal bandeira de sua gestão. Ele lembrou que Santa Cruz do Sul já foi reconhecida nacionalmente pela qualidade do sistema público de saúde e afirmou que o município busca novamente esse destaque.
Já o secretário de Saúde, Rodrigo Rabuske, salientou que o município destina 33% do orçamento municipal à saúde pública, o que demonstra o compromisso da gestão com o bem-estar da população. Ele ressaltou o atendimento especializado oferecido aos pacientes com diabetes e lembrou que o município conta com mais de 30 unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), além de diversos serviços especializados, como ambulatório, farmácias municipais e vigilância em saúde.
Rabuske enfatizou a importância de ouvir a comunidade para aprimorar as políticas públicas e anunciou que a secretaria trabalha em novas iniciativas voltadas à conscientização e prevenção da diabetes, incluindo ações específicas para crianças e adolescentes.
Durante o evento, quatro palestrantes abordaram temas relevantes como avanços recentes no tratamento da diabetes, diagnóstico e manejo da doença, além de abordagens nutricionais voltadas a pacientes diabéticos. O objetivo do encontro também foi o de promover a atualização científica e fortalecer a rede de cuidado, abrangendo diferentes aspectos do tratamento e da convivência com a diabetes.
As palestras foram ministradas pela fisioterapeuta Paloma Borba Schneiders; a nutricionista assistencial do Grupo Hospitalar Conceição, Carla Molz Maria; pela especialista em endocrinologia e metabologia, Gabriella Richter Schneiders, e a professora do Departamento de Medicina da Ufrgs, Beatriz Schaan. Também prestigiaram a abertura do evento a vice-reitora da Unisc, Andréia Rosane de Moura Valim, e a presidente da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia, médica endocrinologista, Gabriela Roos.
