Com o objetivo de orientar e fortalecer as práticas pedagógicas antirracistas na rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul, foi realizada, por meio do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NERER), no último dia 11 de novembro, na sala 101 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), uma ação da Secretaria Municipal de Educação (SEE): a formação deeEducação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).
A iniciativa, que tem como foco o protocolo de ações já para 2026, teve como público-alvo os diretores e orientadores educacionais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e os diretores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). O encontro contou com a presença de duas formadoras convidadas: Morgani Costa, integrante do PNEERQ (Programa Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais e Quilombolas) e Agente Regional de Governança da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), e Janaína Vieira, orientadora educacional e doutoranda na área da Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Conforme o planejamento, o turno da manhã abordou como temas a apresentação do PNEERQ; tipos de racismo; história da educação para a população negra e dicas de enfrentamento ao racismo e às desigualdades. No turno da tarde, o foco da formação foi a construção do Protocolo para as Ações ERER nas Instituições de Ensino com o objetivo de orientar e fortalecer práticas pedagógicas antirracistas na rede municipal de Santa Cruz do Sul.
Segundo a Coordenadora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, e integrante do NERER, Daniela Santos, a realização desta formação representa um passo essencial para fortalecer o compromisso da rede municipal com a Educação para as relações Étnico-Raciais. “Promover momentos de estudo, reflexão e diálogo como este é fundamental para que as instituições de ensino estejam cada vez mais preparadas para desenvolver práticas pedagógicas que respeitem, valorizem e representem a diversidade presente em nossas escolas. A formação continuada é um pilar para avançarmos de forma consistente na construção de uma educação antirracista", disse Daniela.
Selo Escola Antirracista
Com o objetivo de incentivar iniciativas que fortaleçam uma educação antirracista, comprometida com o enfrentamento das desigualdades e com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação (SEE), irá fazer a entrega do Selo Escola Antirracista às instituições que desenvolvem ações, projetos e práticas pedagógicas voltadas à promoção da igualdade racial, ao respeito à diversidade étnico-racial e à valorização da cultura afro-brasileira, africana e indígena no ambiente escolar.
Serão premiadas as EMEIs e ou escolas conveniadas da Prefeitura; EMEFs; Projeto Destaque e Menção Honrosa. A entrega acontecerá no dia 3 de dezembro, às 9h, no Palacinho. A organização e a avaliação das instituições inscritas serão realizadas pelo NERER, que atua na análise, orientação e validação das práticas apresentadas. Assim, o núcleo reafirma seu papel estratégico na condução das ações antirracistas da rede municipal, fortalecendo e reconhecendo o empenho coletivo das escolas na promoção da igualdade racial.
A coordenadora também destaca a importância do Selo Escola Antirracista. “A premiação não é apenas um reconhecimento institucional, ela evidencia o empenho das escolas, seus projetos e suas práticas diárias na promoção da igualdade étnico-racial, incluindo as relações afro-brasileiras, africanas e indígenas", concluiu Daniela.
