Foram três dias que demonstraram a valorização à cultura gaúcha. O 38º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) levou milhares de pessoas ao Parque da Oktoberfest, nos dias 21, 22 e 23 de novembro. O grande campeão nas Danças Tradicionais Força Afoi o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Poncho Verde, da cidade de Panambi, da 9ª Região Tradicionalista (RT). Sagrou-se bicampeão, tendo sido vencedor em 2023. Nas Danças Tradicionais Força B recebeu o troféu o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância Velha da Tradição, de Santana do Livramento, da 18ª RT. O representante santa-cruzense, na Força B, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Amizade, da 5ª RT, passou para a final de domingo, ficando na 12ª colocação.
Em seu pronunciamento, o prefeito Sérgio Moraes destacou. “O Enart é acompanhado em muitos recantos de nosso País. Ele já não pertence somente aos gaúchos ”, iniciou. “Lembro quando o Enart aqui chegou há 28 anos atrás, quando da minha gestão. Se tornou o maior festival amador da América. Agradecemos todo o esforço e dedicação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e à 5ª RT. O Enart é uma festa da cultura gaúcha e estamos honrados em poder trazer tantos visitantes à nossa Santa Cruz. Que no ano que vem possamos apresentar um evento ainda maior”, disse.
O encerramento da programação ocorreu na noite de domingo, 23, no Ginásio Poliesportivo. Durante a entrega das premiações, foi realizada o repasse dos alimentos arrecadados com o ingresso solidário, em uma iniciativa do MTG e que totalizou 2,5 mil quilos. As doações foram recebidas pelo prefeito e pela primeira-dama, e Secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva. “Foi um recorde de arrecadações e agradecemos pela iniciativa”, salientou Moraes.
O Parque da Oktoberfest reuniu, além das Danças Tradicionais, modalidades como Danças Gaúchas de Salão, Declamações, Chula, Trovas, Pajadas e Causos, apresentações instrumentais, entre outras. Foram cerca de 3 mil competidores e aproximadamente 30 mil pessoas. O evento também contou com atividades paralelas, como a Mostra de Integração Cultural, na noite do dia 20, com a participação de 14 entidades, e o Enart na Comunidade, com apresentações musicais e culturais na Praça da Bandeira, na manhã de sábado, 22. Os campeões do Enart Mirim e Juvenil abriram a programação do dia da finalíssima em várias categorias. A edição 2025 do Enart foi organizada e promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pela Fundação Cultural Gaúcha, com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, da 5ª Região Tradicionalista e KTO.
Foto: Ana Souza
