Uma iniciativa diferenciada com envolvimento dos alunos está ocorrendo na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor José Ferrugem, do Bairro Renascença. Com envolvimento da direção do educandário e professores ocorre nesta terça-feira, 25, o Piquenique Literário que tem como tema as Relações Étnico-Raciais, envolvendo os estudantes do 5º ao 9º Ano.
O Piquenique Literário é uma atividade realizada em um ambiente descontraído, ou seja, um cenário ao ar livre. O pátio da escola está todo decorado com a temática do evento que busca abordar as questões étnico-raciais. O estudo passou por todas as turmas que desenvolveram ao longo do ano trabalhos que estão expostos.
Conforme a diretora do educandário, Tatiane Jahn Lopes, o Piquenique Literário acontece anualmente. “É um momento que otimizamos para explorar todos os espaços, incentivando a leitura. Escolhemos um dia especial e este ano a temática foi baseada no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Trazemos à mostra todos os conteúdos trabalhados durante o ano e que serviram como aprendizado para os alunos", explicou.
Foram apresentadas palestras, teatro, jogos, brincadeiras e o conhecimento das personalidades negras.
APRENDIZADO PARA A VIDA
Aluna da escola desde os 4 anos de idade, Renatha da Silva, 15 anos, é um exemplo para os demais estudantes. Atualmente fazendo parte do Grêmio Estudantil, é também Princesa Afro da Rede Municipal de Ensino 2025. Ela é uma grande defensora da inclusão. “Não devemos fazer a diferença entre as raças. Sempre participei do piquenique e me sinto orgulhosa em termos como temática da cultura africana. Me sinto ainda mais incluída. O Dia da Consciência Negra deveria ser todos os dias. A escola sempre trabalhou este tema”, relatou.
Fotos: Ana Souza e Divulgação
A equipe do educandário: Dênis Saibe Sander, Tatiane Jahn Lopes, Loreci dos Santos Becker, Renatha da Silva e Aline Oliari
