Com energia e alto astral, terceira idade abre programação do 1º Salão Gaúcho

Com energia e alto astral, terceira idade abre programação do 1º Salão Gaúcho

Última atualização em 08 de dezembro de 2025

Nem bem o parque abriu seus portões e elas já estavam lá, mostrando disposição, energia e muito alto astral. Os participantes dos projetos Maturidade Esportiva e Reativar, da Secretaria Municipal de Esportes, além de integrantes de diversos grupos da terceira idade do município, foram recebidos no 1º Salão Gaúcho de Artesanato, Agricultura Familiar, Cultura e Economia Criativa com um animado aulão de dança e uma sessão de alongamento.


Aproximadamente 50 idosos aproveitaram a temperatura mais amena da manhã para colocar os corpos em movimento diante do palco montado junto ao Centro de Eventos. A atividade marcou oficialmente o início da programação que movimentará o Parque da Oktoberfest até domingo.


O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, participou da abertura e destacou a importância da estreia do evento em Santa Cruz do Sul. Ele afirmou esperar que esta seja a primeira edição de muitas e que o Salão Gaúcho consolide sua permanência no município. “É uma oportunidade de valorizarmos nossos produtores, artistas e artesãos, e também de encantarmos quem nos visita, fazendo com que todos queiram voltar”, afirmou.


E quem imagina que artesanato e atividade física não combinam está muito enganado. Que o diga a professora aposentada Guiomar Ferreira, que, prestes a participar da sua segunda São Silvestre, encontrou no artesanato um novo propósito após a aposentadoria.


Com a carteirinha de artesã profissional desde agosto, ela decidiu transformar materiais recicláveis — como papelão e madeira — em peças decorativas. Para o 1º Salão Gaúcho, levou mesinhas, nichos e objetos infantis, tudo feito à mão. “Este evento é sensacional. Quero mostrar meu trabalho, conhecer gente nova e criar conexões. O artesanato me deu uma nova energia de vida”, comentou.


Cheia de expectativas, a artesã Clarice Maria Lopes também acredita no sucesso da primeira edição. Para ela, 2025 marcou um período de maior visibilidade ao artesanato local, com mais feiras e oportunidades para expor e vender. Especializada em macramê, ela relata que suas peças têm boa saída em eventos tradicionais, como a Festa das Orquídeas, o Enart e a Festa das Cucas. “Sempre vendo muito bem nessas feiras e acho que aqui não vai ser diferente. Este tipo de evento é ótimo para mostrar nosso trabalho, fazer contatos, receber encomendas e ampliar o público”, afirmou.


O 1º Salão Gaúcho de Artesanato, Agricultura Familiar, Cultura e Economia Criativa reúne diversidade, movimento, criatividade e histórias inspiradoras — e promete um fim de semana repleto de atrações, encontros e boas descobertas no Parque da Oktoberfest. São cerca de 280 expositores de todas as regiões do Rio Grande do Sul. 


A abertura oficial ocorre hoje, às 19 horas, no Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest, seguida de show da Banda Kayana, às 20 horas, e Serginho Moah, às 22 horas.

Fotos: Évelin Nyland

Loading...