“Caminho do Empreender: Projeto estimula empreendedorismo dentro das escolas”

“Caminho do Empreender: Projeto estimula empreendedorismo dentro das escolas”

Última atualização em 08 de dezembro de 2025

Com o objetivo de incentivar para o empreendedorismo e o protagonismo dentro das escolas, ocorreu na noite dessa quinta-feira, 4, o encerramento do projeto piloto Caminho do Empreender. A solenidade ocorreu no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia, no Distrito Industrial, e contou com a presença de equipes diretivas das instituições de ensino, estudantes, pais e autoridades, A iniciativa é uma realização da prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com o Sebrae, representado na ocasião pela Analista de Articulação Territorial, Bruna Costa da Silva.  


A saudação inicial foi realizada pelo titular da pasta, Leonel Garibaldi, que enalteceu a importância do projeto.  “Enquanto gestores este é o nosso compromisso, o de incentivar para o empreendedorismo desde cedo. Agradeço a parceria com o Sebrae, a Secretaria de Educação e escolas. Este é um projeto piloto e queremos ampliá-lo para todas as escolas, oferecendo ferramentas para que nossos jovens de hoje estejam preparados para quando enfrentarem o mercado de trabalho ou desejarem empreender”, afirmou o secretário. 


Na sequência, quatro projetos foram apresentados por estudantes das Escolas Municipais Guilherme Hildebrand, do Bairro Progresso, e São Canísio, do Bairro Dona Carlota. As temáticas escolhidas pelos estudantes foram jogos escolares; educação financeira, reciclagem de lixo e higiene e cuidado no patrimônio escolar.  O projeto contemplou 20 alunos, que nos encontros tiveram a orientação da consultora do Sebrae, Ieda Machado. 


Presente no evento, e orgulhosa pelo desempenho do filho, Cauã, de 15 anos, estava Gabriela da Silva Ferreira. “Fico muito feliz porque percebo um grande desenvolvimento dele, na fala, no modo de agir, na postura, e estes projetos que desafiam, só faz ele crescer ainda mais”, disse a mãe. 


Viviane Franco, diretora da Emef São Canísio, avaliou a ideia do projeto apresentados pelos alunos, que tinha como tema o cuidado com a escola. “Os estudantes viram essa necessidade, por isso fico muito feliz por eles se preocuparem com a preservação do patrimônio público, que é a escola, com o bom uso das áreas comuns, e com a limpeza do ambiente escolar”, disse a diretora.


Já a diretora da Emef Guilherme Hildebrand, Eliane Frantz, comemorou a temática dos projetos apresentados e se comprometeu em apoiar para sua execução. “Fiquei feliz com a percepção deles. As ideias foram maravilhosas e eles podem ser os multiplicadores dentro do ambiente escolar. Vamos dar todo apoio para que possam ser executadas”, garantiu Eliane. 


Ao final das apresentações dos projetos,  a subsecretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Anette Schiemann Pegas, fez uma avaliação sobre a ação. “O resultado final superou nossas expectativas. As parcerias foram fundamentais para o sucesso deste projeto, em especial com o Sebrae, que já tinha uma metodologia pronta para esta faixa etária. É uma iniciativa que eu gostaria que perpassasse governos, porque é para o bem dos nossos jovens e para o bem da comunidade. São os jovens de hoje que  serão nossos líderes no futuro”, declarou. A secretária de Educação, Jane Sabin, prestigiou o evento.

Foto: Elemir Polese

Loading...