1º Natal Solidário transforma o Parque da Oktober em cenário de alegria e inclusão

1º Natal Solidário transforma o Parque da Oktober em cenário de alegria e inclusão

Última atualização em 15 de dezembro de 2025

O Parque da Oktoberfest foi tomado pela alegria genuína das crianças nessesábado, 13, durante o 1º Natal Solidário no Parque. Um dia que ficará guardado na memória de quem participou e que traduziu, em cada detalhe, o verdadeiro espírito natalino: o cuidado com o outro, a partilha e o amor.


Promovido pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Desenvolvimento Social e Inclusão, e de Esporte e Lazer, o evento reuniu cerca de 1,3 mil crianças. Para muitas delas, foi um momento único. “Para muitas é um momento único e levar este carinho é essencial para elas. O Natal Solidário é uma comemoração que encanta todos nós”, destacou o prefeito Sérgio Moraes, que acompanhou a programação ao lado do vice-prefeito Alex Knak, secretários municipais, apoiadores e voluntários.


A programação iniciou ainda pela manhã com a recepção das crianças atendidas pelo Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Santa Cruz do Sul, o Girassol. Ao longo do dia, participaram também crianças dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que englobam cerca de 20 projetos, além do Mais Esportes – Iniciação Esportiva. Pensadas com cuidado e inclusão, as atividades para crianças autistas respeitaram suas necessidades específicas, com momentos lúdicos, brinquedos infláveis e lanche saudável. Todos os participantes receberam um delicioso pão com entrevero, refrigerantes, picolé, além de muitas opções de lanches espalhados pelo parque.


A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, resumiu o sentimento vivido durante o dia. “Foram cerca de 32 atividades oferecidas, lanches e distribuição de picolés. A palavra que resume tudo é gratidão. A ação só se tornou possível graças aos parceiros que estiveram conosco a todo momento. Que as crianças levem tudo que receberam como lindas memórias.”

O secretário de Esportes e Lazer, Daiton Mergen, reforçou a importância da integração entre as áreas. “Agradecemos aos patrocinadores e apoiadores da iniciativa, todos nos receberam com respostas positivas. Contamos com o suporte de todas as secretarias. Nosso objetivo, o sorriso no rosto de cada criança, está sendo alcançado.”


Um dos momentos mais aguardados foi a chegada do Papai Noel, que emocionou os pequenos ao chegar no caminhão do Corpo de Bombeiros e distribuir bolas para todas as crianças. Ao longo do dia, elas puderam experimentar diversas modalidades esportivas como futebol, futsal, judô, karatê, boxe, capoeira, basquete, voleibol de areia, além de atividades sobre rodas como patinação, skate e BMX. A tradição gaúcha também marcou presença com o laço de vaca parada, promovido pelo PTG Areial Santa Cruz.


A emoção tomou conta do público com a apresentação dos alunos da Apae, que dançaram junto com o prefeito e a primeira-dama, em um momento de integração e afeto que arrancou aplausos e sorrisos. As patinadoras da XLise e os corais Melodia dos Anjos, de Monte Alverne, e do Centro de Convivência Alegria e Esperança, da Oase, encantaram com apresentações cheias de sensibilidade.


De acordo com a primeira-dama, o 1º Natal Solidário no Parque provou que, quando comunidade, poder público e voluntariado caminham juntos, o resultado vai muito além de um evento: transforma-se em lembrança, acolhimento e esperança.


Fotos: Ana Souza

Loading...