Moradores de rua e vigilância colaborativa pautam encontro do GGIM

Moradores de rua e vigilância colaborativa pautam encontro do GGIM

Última atualização em 23 de dezembro de 2025

Criado para discutir políticas públicas relativas à segurança pública, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) reuniu-se na manhã desta terça-feira, 23, no Salão Nobre do Palacinho. Na pauta, dois assuntos: Moradores de Rua e Vigilância Colaborativa. 


Conduzida pelo prefeito Sérgio Moraes, na reunião também estiveram representantes de vários órgãos de segurança pública, promotoria de justiça, secretários do município que respondem pelas pastas da Segurança, do Social, Planejamento, Saúde, Educação e Defesa Civil, além de servidores técnicos do Albergue Municipal.


Inicialmente, o secretário de Segurança e Trânsito, Reginaldo Brito de Campos, passou um panorama de situações recorrentes que a Guarda Municipal tem presenciado com relação aos moradores de rua, inclusive, de situações de conflitos entre os mesmos. Segundo ele, em sua maioria oriundos de outras cidades do Estado, os andarilhos têm se instalado, em especial, nas regiões do Bairro Santo Inácio e na área central da cidade.


A secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, primeira-dama Fátima Alves da Silva, salientou o trabalho de humanização que é realizado pela Ronda Social. Em especial, ela relatou que só neste ano, 31 pessoas que foram acolhidas no Albergue Municipal foram auxiliadas com encaminhamentos ao mercado de trabalho. A secretária também manifestou preocupação com relação aos moradores de rua que se negam a sair da situação em que se encontram. 


Em sua manifestação, o promotor de Justiça, Érico Barin, sugeriu algumas medidas que podem ser tomadas. Segundo ele, o trabalho preventivo é essencial. “Foi um ano muito bom para Santa Cruz. A gente nota que muitas coisas estão melhores e percebe-se um momento bom para a cidade”, afirmou. Ele sugeriu ainda para que se identifique cada uma das pessoas, para se ter controle da situação e, a partir disso, definir procedimentos, como contatar familiares dos moradores de rua. 


Para otimizar ações conjuntas e imediatas, o prefeito Sérgio Moraes sugeriu a criação de um grupo de trabalho para planejar medidas a serem tomadas. 


Outro assunto abordado é a implantação do sistema de Vigilância Colaborativa, que consiste na instalação de câmeras de videomonitoramento em espaços públicos. De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Reginaldo Brito de Campos, já foi realizado um levantamento dos locais em que as câmeras serão instaladas e a ideia é fazer uma parceria público-privada para efetivar o projeto. A pauta será tratada novamente em outro encontro. 


Ao final da reunião, por sugestão do promotor Barin, definiu-se que o GGIM fará encontros mensais, sempre na primeira quinta-feira de cada mês.

Foto: Évelin Nyland

Loading...