51 3690 4143
O Gauten Parque de Inovação e Tecnologia foi o local escolhido para que alunos da Escola Municipal José Leopoldo Rauber tivessem uma manhã especial nesse sábado, 11. "Quando conhecemos este lugar na ocasião do Gauten Summit, a gente se encantou, por isso escolhemos realizar o Sarau Literário da nossa escola aqui", justificou a diretora da instituição, Jane Sabin.
A programação envolveu o encontro com dois escritores locais, o jornalista Mauro Ulrich, e a escritora, Valquíria Ayres Garcia.
Em uma das salas, Mauro conversou com as turmas dos anos finais do ensino fundamental. Ele compartilhou com os estudantes sua atuação no jornalismo e na produção de poesias, retratadas em suas publicações.
Aluna do oitavo ano, a estudante Sofia Trapp, de 14 anos, avaliou a oportunidade. "A poesia abre a nossa mente. Li algumas produções do escritor que está aqui hoje, e gostei muito", confessou.
Professor de Língua Portuguesa no educandário, Cassionei Petry avaliou a atividade. "O objetivo principal do Sarau é incentivar os estudantes a lerem. E a presença do autor contribui muito para isso. A gente trabalhou com eles alguns dos poemas e percebi que eles se identificaram com as obras, fizeram questionamentos, penso que eles se deram conta de que a leitura é um hábito prazeroso", disse.
Em outro local do Gauten, no espaço 360, quem fez a festa foram os pequenos. Após conhecerem as obras da escritora Valquíria Ayres Garcia, eles se caracterizaram conforme os personagens dos livros, e realizaram apresentações através do teatro e da música. Entre as obras representadas foram o Sapo Sapofe e a Bruxa Roxilda.
O garoto Arthur Costa, de 7 anos, fez o papel de Sapo Sapofe. "Gostei de me apresentar porque a roupa ficou legal", revelou.
Mãe de Maria Clara, Mara Kappaun aprovou a ação literária. "Muito importante as crianças iniciarem desde cedo na leitura. E esta apresentação de hoje faz com que elas aprendam a conversar com o público. Como mãe eu estava nervozíssima, mas a minha filha me surpreendeu e fiquei emocionada", revelou Mara.
O secretário de Educação, Wagner Machado, elogiou a pró -atividade da Emef Rauber. "É fundamental que nossas crianças conheçam outros espaços. Além de ampliar a visão de mundo, cria uma conexão com a realidade. Enquanto gestor, sempre vamos apoiar ações como está", declarou.
Jornalista e escritor Mauro Ulrich com alunos dos anos finais