Prefeito reconhece trabalho de servidores pela conquista na adoção da lei de licitações

Prefeito reconhece trabalho de servidores pela conquista na adoção da lei de licitações

Última atualização em 20 de janeiro de 2026

Na manhã dessa segunda-feira, 19, o prefeito em exercício Alex Knak, convidou os servidores que trabalharam na Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), com o objetivo de parabenizá-los quanto à posição de Santa Cruz do Sul no ranking estadual de implementação da NLLC, em que o município conquistou o quinto lugar, conforme levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do RS (TCE-RS), em 2025. 


Knak celebrou a notícia. “Esta colocação mostra a união de todos para a conquista. Agradeço ao corpo técnico da Prefeitura. Isto muito nos orgulha, pois aqui temos pessoas comprometidas e com muita responsabilidade e um governo honesto e preocupado em fazer o caminho certo”, disse o prefeito em exercício. 


Desde a entrada em vigor da lei número 14.133, em 2021, prefeituras de todo o Brasil vêm passando por um processo de adequação às novas normas, que priorizam o planejamento e a governança no regramento das contratações públicas. No Rio Grande do Sul, entre os 497 municípios avaliados, Santa Cruz do Sul se destaca no cumprimento da legislação que substituiu a antiga Lei nº 8.666/1993, de acordo com levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). 


Em sua fala, o secretário de Administração e Gestão, Matheus Ferreira, destacou a criação da Escola de Gestão Pública, que surgiu em 2025. “Nosso objetivo foi melhorar todo o ecossistema de contratações públicas, visando *levar conhecimento com professores renomados para todos os setores, permitindo a participação de todos os servidores municipais, relatou Ferreira. O foco neste primeiro ano, acrescentou ele,  foi a Nova Lei de Licitações. "No ano de 2026 iremos implementar o processo eletrônico para dar mais transparência e trazer mais eficiência”, concluiu o secretário. 


Quatro categorias foram avaliadas no levantamento: Governança, Planejamento, Fortalecimento dos Controles e Adoção de Recursos Tecnológicos/Produção e Disponibilidade de Dados. Cada um desses critérios recebeu pontuação entre 0 e 1, sendo posteriormente calculada uma média ponderada, com pesos distintos para cada área. Santa Cruz do Sul alcançou média geral de 0,669, com notas de 0,657 em Governança; 0,705 em Planejamento; 0,740 em Fortalecimento dos Controles; e 0,543 em  Adoção de Recursos Tecnológicos/Produção e Disponibilidade de Dados


O documento elaborado a partir desse levantamento servirá de referência para direcionar as ações de fiscalização do TCE-RS relacionadas às licitações ao longo deste ano.

Loading...