51 3690 4143

Prefeita Helena recebe gerente da Aegea/Corsan Última atualização em, 16 de janeiro de 2024

A prefeita Helena Hermany recebeu, na manhã desta terça-feira (16), a visita do gerente da Aegea/Corsan em Santa Cruz do Sul, Rafael de Oliveira Gonçalves. O encontro aconteceu no Palacinho da Praça da Bandeira e contou com a presença da secretária de Planejamento e Governança, Karianne Pacheco.


Helena deu boas vindas ao convidado e falou sobre a expectativa de que a Corsan, agora privatizada, tenha mais agilidade para atender algumas demandas que afligem a população santa-cruzense. Entre as situações destacadas pela chefe do Executivo Municipal, estão a dispensa de licitação para a contratação de serviços, o que dará maior desenvoltura à empresa para a compra de equipamentos e peças e o conserto de vias onde ocorrerem intervenções. “Acredito que, com menos entraves burocráticos, a Corsan poderá dar uma resposta mais célere às necessidades da nossa comunidade”, avaliou. 


Durante a reunião, Gonçalves apresentou um pouco do trabalho que a empresa vem desenvolvendo do município. Conforme o gestor da companhia, estão sendo realizadas ações para minimizar a falta de água. A partir de março, terão início as obras relacionadas ao esgoto. 


Gonçalves também destacou que projetos relacionados ao abastecimento de água já vem sendo executados desde 2023, com a implantação de dispositivos que permitirão a equalização da pressão nas tubulações do sistema, medida que deve evitar o rompimento de canos, principalmente durante a pesquisa por vazamentos noturnos. Esse trabalho já foi feito nos bairros Universitário, Goiás, São João e Aliança. “Agora, a gente está vindo para o centro, para fazer a identificação durante a madrugada. Quando não tem consumo, a gente consegue identificar, com mais precisão, onde tem vazamento para programar conserto”, explicou.


O representante da Corsan também destacou a entrada em operações de dois reservatórios de água, um no bairro Santo Antônio, com 2 milhões de litros, e outro em Linha Santa Cruz. “Estamos em fase de limpeza de redes para posteriormente ligar a parte alta da Linha Santa Cruz a esse reservatório, que vem da Boa Vista”, comentou.