Seminários RS Diversidade chega a Santa Cruz do Sul no dia 22 Última atualização em, 18 de abril de 2024

A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado (SJCDH), por meio do Departamento de Diversidade e Inclusão, está trazendo para Santa Cruz do Sul, no próximo dia 22, a partir das 8h30min, no auditório da PGM, o 4º Seminário Regional, um encontro de capacitação para qualificar o atendimento público no interior do Estado. O evento é parte integrante do ciclo Seminários RS Diversidade, que está percorrendo diversas cidades com encontros que iniciaram no mês de março e estão previstos para serem realizados até dezembro, em um total de 20 etapas.

A iniciativa, que acontece em parceria com as prefeituras, busca sensibilizar e informar servidores públicos que atuam nas áreas da segurança, educação e saúde a respeito do atendimento, da abordagem e do tratamento adequado à população LGBTQIAPN+ no momento de acesso a serviços essenciais. Dentre outras temáticas estão em pauta letramento, abordagem a população vulnerável, lei e decretos, direitos da população LGBTQIA+, histórico do movimento social, rede de enfrentamento à violência, políticas estaduais e municipais para a pauta da diversidade.

Para o coordenador da Diversidade em Santa Cruz do Sul, Ruben Quintana, a temática da diversidade sexual ainda está restrita ao público LGBTQIA+ e é urgente que seja ampliada e alcance o conjunto da população. “Apesar de todos os avanços nessa luta por direitos, a desinformação, o preconceito e a violência ainda imperam em nossa sociedade e nos mostram o quanto ainda temos por conquistar. Esse ciclo de capacitação é uma oportunidade para sensibilizar o maior número possível de pessoas quanto a pauta da diversidade”, disse.

A organização dos Seminários RS Diversidade estima para cada encontro a participação de 100 a 150 pessoas, com duração de duas a três horas. Para o encontro que acontece no dia 22, as inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, 19 (https://l1nk.dev/W30R4).

O Estado do RS é pioneiro em legislação para o público LGBTQIA+,  sendo um dos primeiros estados do Brasil a reconhecer o nome social de pessoas trans com a criação da carteira de nome social, instituída via Secretaria de Segurança Pública, bem como a reserva de cotas para pessoas trans nos concursos públicos estaduais.