51 3690 4143

Solidariedade: Município de Paranaguá-PR entrega quatro carretas de doações no Parque da Oktoberfest Última atualização em, 13 de maio de 2024

A situação catastrófica instalada no Rio Grande do Sul tem gerado grandes gestos de empatia pelo Brasil inteiro e Santa Cruz do Sul pôde mais uma vez experimentar um pouco desta solidariedade.


Na manhã deste sábado (11), quatro carretas com mais de 100 toneladas de itens diversos como água mineral, alimentos, kits de higiene pessoal e ração para animais – mais de quatro toneladas – chegaram até o Parque da Oktoberfest. As doações vieram da cidade de Paranaguá.


A arrecadação foi organizada pela prefeitura do município do litoral paranaense e começou no dia 3 de maio. Conforme o vice-prefeito José Carlos Borba, a mobilização, por ele e o prefeito Marcelo Roque, contou com a participação de servidores municipais e voluntários. 


O comboio com os donativos partiu de Paranaguá às 15h do dia anterior, percorrendo 864 quilômetros para chegar à Santa Cruz às 6h15min deste sábado. Borba, também diretor da empresa Transcap, que cedeu os caminhões para o transporte, ainda foi responsável por dirigir um dos veículos.


No Parque da Oktoberfest, ele seguiu auxiliando a descarga dos mantimentos. Emocionado, relatou que a situação do Rio Grande do Sul comoveu a comunidade de Paranaguá. “As pessoas doaram com o coração. Teve gente que foi de bicicleta entregar uma cesta básica”.


Conforme Borba, o município ainda dispõe de mais doações para serem trazidas ao Estado. “Ainda temos muita mercadoria, faltou contêiner. Ao menos, mais cinco carretas”, avaliou.


A comitiva de Paranaguá contou seis motoristas voluntários e também integrantes da Guarda Municipal, formando um total de 14 pessoas. Outro caminhão, com água mineral, foi encaminhado para Porto Alegre. 


Entre os itens trazidos pelos paranaenses, também estão colchões, fraldas, roupas e até um barco para a Defesa Civil de Santa Cruz do Sul. A prefeita Helena Hermany deu boas-vindas aos visitantes e agradeceu o auxílio recebido. “Temos vivido dias muito difíceis, vendo o sofrimento de milhares de pessoas. Mas atitudes como esta nos reanimam e mostram que, juntos, vamos superar esse momento”.


As doações de duas carretas foram descarregadas no ginásio de Linha Santa Cruz. Atletas da Associação das Meninas do Basquete, que teriam treino no local, auxiliaram as equipes.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP