2ª Jornada Pedagógica traz como foco ações de aprender, partilhar e transformar

2ª Jornada Pedagógica traz como foco ações de aprender, partilhar e transformar

Última atualização em 12 de fevereiro de 2026

A manhã desta quinta-feira, 12, registrou um grande movimento de professores, equipes gestoras e pedagógicas das escolas municipais de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e também da Educação de Jovens e Adultos de Santa Cruz do Sul. Mais de 900 profissionais estão integrados na 2ª Jornada Pedagógica, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEE), em parceria com a Unisc. O evento é uma atividade de formação continuada e acontece até esta sexta-feira, 13, com o tema “Educação em Movimento: Aprender, Partilhar, Transformar”.


A solenidade de abertura das atividades foi realizada no Auditório Central da Unisc, com pronunciamento das autoridades, seguido de palestras durante todo o dia. O prefeito Sérgio Moraes esteve presente na abertura e ressaltou que o momento de integração entre Administração Municipal e professores é extremamente importante. “Isso faz com que ficamos cada vez mais parecidos, somos colegas e todos iguais. Santa Cruz é uma das cidades mais importantes do Brasil, com o desenvolvimento econômico e social avançando cada vez mais. A dedicação dos profissionais da Educação reflete na qualidade do ensino e no crescimento do município.”


A Secretária Municipal de Educação, Jane Wunder Sabin, destacou que todas as ações são pensadas em conjunto com a subsecretária Juliana Breunig Sehnem e a equipe. “A Jornada traz como temática a Educação em Movimento. Os profissionais da educação poderão viver momentos de reflexões a serem postos em prática para o início do ano letivo na rede pública municipal de ensino. Também podemos dizer que a Administração Municipal tem a educação como prioridade, sendo que todos as atividades a serem desenvolvidas no evento serão repassadas em sala de aula.” A segunda etapa da Jornada Pedagógica terá prosseguimento nos dias 20 e 21 de julho, na Unisc, com diversas oficinas por área do conhecimento.


Também acompanharam o evento o vice-prefeito Alex Knak; os vereadores Eduardo Wartchow, Alberto Heck e Edson Azeredo; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Carla Cristiane Mergen; o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura e a vice-reitora da Unisc, Andréia Valim.


DE EXTREMA IMPORTÂNCIA


Raquel Rabuske, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), Félix Hoppe, destacou que todo o início de ano é muito importante para a qualificação. “O tema Educação em Movimento tem sintonia com as escolas que estão sempre em movimento. Partilhar, aprender e transformar é essencial e isso almejamos como equipe gestora. A secretária Jane tem a visão de escola, tendo um grande comprometimento. Pela primeira vez, em muitos anos, nosso quadro está completo e para nós é uma grande alegria!”.


A professora dos Anos Iniciais da EMEF Harmonia, Francieli Uberti, frisou as temáticas abordadas sobre saúde mental e neurociência. “Uma frase que me marcou do palestrante professor Eduardo foi que ‘quando vivemos a sala de aula, vivemos muitas experiências e surpresas’, e isto se replete no pertenciamento. No estar integrado ao aprendizado.”



Foto: Ana Souza

Loading...