51 3690 4143

Prefeita Helena esclarece dúvidas sobre o aluguel social em encontro com imobiliárias Última atualização em, 05 de junho de 2024

A prefeita Helena Hermany recebeu, em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (27), representantes de imobiliárias de Santa Cruz do Sul. Durante o encontro, as empresas buscaram esclarecimentos sobre o funcionamento do mecanismo de Aluguel Social (até R$ 1.200) que a Prefeitura dispõe para os afetados pela enchente e moradores de áreas de risco de deslizamento (em ambos os casos, com laudo da Defesa Civil).


O Aluguel Social garante o valor, por até 12 meses, renováveis por mais 12, a seus beneficiários. Entretanto, as empresas relataram dificuldades em encontrar imóveis que se enquadrem nesta faixa. Nos casos em que o aluguel exceder os R$ 1.200 mensais, a Administração Municipal seguirá garantindo o benefício, cabendo ao inquilino arcar com a diferença.


Conforme o secretário de Habitação e Regularização Fundiária Marlon Bairros da Silva, proprietários de imóveis que desejem alugá-los diretamente, podem entrar em contato com a pasta através do e-mail sehab@santacruz.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3690-4132. Da mesma forma, pessoas elegíveis para o benefício podem procurar imóveis diretamente com o proprietário e apresentá-lo à secretaria para dar início à tramitação do benefício. Entretanto, o secretário salienta que, para serem enquadradas na iniciativa, as residências precisam estar em dia com suas obrigações municipais e em boas condições de moradia. 


Helena agradeceu o interesse das imobiliárias em buscar alternativas para as famílias que ainda se encontram desabrigadas. “Desde o início desta tragédia, estamos trabalhando para que essas pessoas possam recuperar a normalidade em suas vidas. Sabemos que não é uma tarefa simples, mas com união e parcerias as soluções surgem mais facilmente”.


Também foram discutidas formas para agilizar a identificação de residências que possam atender à necessidade dos desabrigados. Ficou definido que as imobiliárias encaminharão diretamente à Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) a relação de imóveis que se enquadrem no benefício, para que a própria pasta intermedeie a divulgação aos interessados.

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Cruz
Desenvolvido por DROP